quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eleições nos EUA

por: Úrsula Naiara Mendes de Almeida - 20771570


Futuro esperado

O partido Movimento Esperança Portugal (MEP) saudou esta manhã a vitória de Barack Obama nas presidenciais norte-americanas, considerando que se abre um novo período de esperança» para os Estados Unidos e para o mundo.
Na primeira reacção partidária ao triunfo do candidato democrata na corrida para a Casa Branca, o MEP referiu que «a coragem e a lucidez que Barack Obama evidenciou através da sua proposta de mudança deve constituir uma inspiração para os desafios dos tempos atuais.
Com esta liderança, espera-se um contributo para a paz e para a concórdia no mundo, sustentado em valores humanistas nos quais o MEP se revê, refere o partido em comunicado, citado pela Lusa.
O democrata Barack Obama entrou hoje para a história ao vencer as eleições e tornar-se no primeiro negro a alcançar o cargo de Presidente dos Estados Unidos da América.
O senador do Ilinois chega aos 47 anos à chefia da maior economia do mundo, enquanto os democratas alargaram ainda as suas maiorias tanto no Senado como na Câmara dos Representantes.
As projeções indicam que Obama garantiu mais de que os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral em que o sucessor de George W. Bush será escolhido oficialmente, confirmando a tendência apontada pelas pesquisas de intenção de voto divulgadas até a véspera da eleição, ele toma posse a 20 de Janeiro como Presidente dos EUA, 145 anos depois de Abraham Lincoln abolir a escravatura.



Passado não quisto

O senador McCain fez discurso em Phoenix, Arizona, admitindo a derrota. Ele disse que telefonou para Obama cumprimentando-o pela vitória.
Acompanhado de sua mulher, Cindy, e de sua candidata a vice, Sarah Palin, ele parabenizou publicamente Obama e se colocou à disposição do rival para ajudá-lo.
O discurso de McCain foi assistido com muita atenção no Grant Park, em Chicago, "berço político" de Obama, onde os democratas se concentram para festejar a vitória.
O candidato derrotado foi bastante aplaudido quando disse que ia respeitar o resultado das urnas. O único momento de vaia foi quando o republicano agradeceu a Sarah Palin.



Presente sofrido


O presidente George W. Bush também cumprimentou seu sucessor pela vitória eleitoral, informou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, fez o mesmo.



Fonte: http://www.tvcanal13.com.br/noticias/eleicoes-euabarack-obama-e-o-44presidente-eleito-dos-estados-unidos-41077.asp

Nenhum comentário: