por: Úrsula Naiara Mendes de ALmeida - 200771570 (nº5)
O Ministério Público Eleitoral recorreu hoje ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE), no dia 19, que manteve o registro de candidatura do vereador eleito em Manaus, Henrique Oliveira (PP). Ele foi o vereador mais votado, com 35.518 votos, mais de 20 mil votos que o segundo colocado.
O MPE pediu a impugnação do registro da candidatura de Oliveira.O candidato declarou ao TRE ser jornalista e, na realidade, é técnico jurídico da Justiça Eleitoral, lotado no próprio tribunal. Portanto, ele teria de se desincompatibilizar do cargo um ano antes da eleição, mas só tomou a medida em julho deste ano. Em julgamento de recurso do vereador, o TRE negou o pedido do MPE ,por quatro votos a dois, o vereador mais votado na capital amazonense poderá assumir a vaga na Câmara Municipal de Manaus em 2009.
O TRE manteve a candidatura de Oliveira sob o argumento de que o artigo do Código Eleitoral que proíbe a filiação partidária de funcionários da Justiça Eleitoral não está mais em vigor desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988. Por isso recorreram ao órgão imediatamente superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário